Pompeia, domingo, 28 de abril de 2024 Telefone (14) 3405-2828

VIGILÂNCIA SANITÁRIA - Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2018

Vigilância Sanitária realiza trabalho de inspeção no cemitério municipal

Ação quinzenal visa evitar que vasinhos de flores e outros recipientes acumulem água. Vistoria no espaço também serviu para prevenir uma possível infestação de escorpiões Agentes da Vigilância Sanitária de Pompeia realizaram nesta segunda-feira (22), um trabalho de inspeção no cemitério da cidade. O trabalho do P.E (Ponto Estratégico), tem por objetivo verificar vasos de flores dentre outros tipos de recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue. Outro trabalho realizado na ocasião, foi o de vistoria em túmulos e lajes, no intuito de encontrar moradas de baratas e escorpiões. João Marcelo Destro “Shell”, diretor da Vigilância, explicou que o trabalho acontece quinzenalmente. “O trabalho dos agentes tem como objetivo eliminar locais com acúmulo de água, jogar no lixo embalagens usadas como copos, garrafas ou embalagens, verificar locais do túmulo que possam juntar água parada e locais que devam permitir o escoamento da água”, disse. Outra praga comum encontrada em cemitérios são os escorpiões, devido a arquitetura local que pode atrair baratas, e consequentemente este tipo de predador. Segundo “Shell” e a SUCEN – Superintendência de Controle de Endemias, dedetizar o local não é a melhor opção, já que pulverizar o veneno em um ambiente, a fim de exterminá-los, faz com que os animais se desalojem, mas permaneçam vivos, aumentando os riscos. “Com a aplicação do produto, os animais se movem para regiões de superfície, onde não há veneno, e a possibilidade de acidentes aumenta. Os escorpiões se alojam em frestas de paredes, telhas, madeiras e tijolos, o que impede que o inseticida entre em contato direto com o animal. Não existe inseticida próprio para controlar ou exterminar o escorpião, e no caso da pulverização, dificilmente isso ocorre”, enfatizou. Sendo assim, para evitar acidentes, é importante manter quintais e jardins limpos, bem como colocar o lixo domiciliar em sacos plásticos mantidos fechados. “O trabalho contra a dengue e outras pragas urbanas é contínuo e pedimos que a população colabore com a limpeza e organização, inclusive no cemitério”, concluiu.