Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Pompeia, sexta-feira, 26 de abril de 2024 Telefone (14) 3405-2828

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 17:00 Horas

Quin
25/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
8.0
Sext
26/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
8.0
Sáb
27/04
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 21 °C
Índice UV
8.0
Domi
28/04
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 21 °C
Índice UV
8.0

CIRURGIAS - Sexta-feira, 20 de Maio de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Pompeia é destaque em cirurgias eletivas

Município é um dos que mais realiza cirurgias eletivas hospitalares na região, levando em consideração a população residente; foram 50 cirurgias hospitalares de janeiro a maio deste ano, pós suspensão por conta da pandemia


Pompeia é destaque em cirurgias eletivas

A estratégia de retomada de cirurgias eletivas depois da suspensão de vários procedimentos devido à pandemia, já começa a surtir efeitos que podem ser traduzidos em números. Após um levantamento preliminar, o Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, com total apoio da Prefeitura Municipal, e através de parcerias firmadas via convênio com clínicas particulares, hospitais de referência e com a contratação procedimentos pontuais realizados por médicos cirurgiões, observou que a chamada para atendimento dos encaminhamentos cirúrgicos vem sendo positiva, mesmo que de maneira gradativa.

“Após enfrentar o período mais crítico e ser destaque em toda região no enfrentamento da Covid-19, Pompeia tem à sua frente o desafio de evitar a demora por procedimentos cirúrgicos, especialmente os eletivos, responsabilidade do Município, que ficaram suspensos por quase um ano”, comentou Gislaine Souza, coordenadora do programa Saúde da Família.

Um dos acréscimos mais importantes para o aumento na realização de cirurgias, tem sido a priorização da Saúde por parte da administração Municipal, que desde 2017 tem investido mais do que o exigido pelo Ministério da Saúde, seja na realização de exames, compra de medicamentos – Pompeia conta hoje com mais de 500 medicamentos licitados – ou da realização de cirurgias eletivas que podem ser agendadas com antecedência e até mesmo adiadas no prazo de um ano. Outras Intervenções mais graves, como cirurgia de hérnia, de apêndice ou vesícula, também podem ser classificadas como eletivas.

“Os repasses estão sendo utilizados para custeio de medicamentos, exames com clínicas de imagem e diagnóstico, exames laboratoriais, convênio com o HBU, além dos honorários de médicos contratados para realização de pequenos procedimentos, tanto nas Unidades de Saúde, nos Centros de Especialidades Médicas de Pompeia e Paulópolis, quanto na Santa Casa de Pompeia.  Para o momento, a Prefeita Tina solicitou ainda mais empenho nas projeções para que tenhamos números cada vez mais expressivos, dando alívio aos munícipes que aguardam ansiosos”, comemorou Adalberto Bento, superintendente da Sáude.

Vale ressaltar que ao abordar cirurgias, é importante frisar que o Governo Federal, Estadual e Municipal dividem a responsabilidade de forma integrada, garantindo o atendimento de saúde gratuito a qualquer cidadão através da parceria entre os três poderes, porém, procedimentos de média e alta complexidade como cirurgias ortopédicas, de cabeça e pescoço, toráxica, cardíacas ou de aparelho digestivo, entre outros, não dependem apenas da gestão local, e sim dos hospitais de referência, que junto ao Ministério da Saúde, assumem o papel de definir a política de vagas, repassando-as de acordo com a gravidade e disponibilidade para cada município.

“Enfrentamos momentos muito difíceis, mas nosso compromisso segue firme que é priorizar a saúde de cada morador. O que ficou após o auge da pandemia ainda nos preocupa, por isso, ampliamos a parceria com o HBU, o Hospital Beneficente Unimar, seguimos juntos com a Santa Casa local, arcando com os custos de procedimentos realizados por nossos médicos cirurgiões, além da disponibilização dos médicos especialistas contratados pelo DHS e atuantes nos casos ambulatoriais, ou seja, de menor complexidade, tudo isso graças ao diagnóstico rápido e possível por meio dos convênios firmados pela nossa gestão com clínicas e laboratórios particulares, para que o paciente não fique esperando os escassos e dispersos exames oferecidos pelo SUS. São muitos profissionais envolvidos nessa força-tarefa para fazer o máximo de cirurgias em um curto espaço de tempo, resultado que vem sendo reconhecido e celebrado a nível estadual”, comemorou a chefe do executivo, Tina Escorce.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 7:30 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

Facebook

CONTATO

Rua Deputado Romeiro Pereira, 86
Centro
Pompeia - SP
CEP: 17580-000
Telefone: (14) 3405-2828
E-mail: ouvidoria@dhspompeia.sp.gov.br

Ver Localização

Departamento de Higiene e saúde de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.