Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Pompeia, quinta-feira, 28 de março de 2024 Telefone (14) 3405-2828

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 17:00 Horas

Quin
28/03
Parcialmente Nublado
Máx 26 °C
Min 20 °C
Índice UV
10.0
Sext
29/03
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 18 °C
Índice UV
10.0
Sáb
30/03
Parcialmente Nublado
Máx 30 °C
Min 20 °C
Índice UV
10.0
Domi
31/03
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 20 °C
Índice UV
10.0

MEDICAMENTOS - Sexta-feira, 27 de Maio de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Farmácia Municipal registra falta de medicamentos após alta procura e baixa produção do fabricante

Entre os motivos, estão problemas no fornecimento e dificuldades de importação de insumos; cerca de 43 medicamentos estão em falta em todo o estado


Farmácia Municipal registra falta de medicamentos após alta procura e baixa produção do fabricante

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através da Central de Medicamentos Municipal, têm registrado falta de medicamentos após a alta dos casos de síndromes gripais dentre outras doenças respiratórias ou decorrências pós contração da Covid-19. 

"Quando a população nos procura e o remédio está em falta, a gente busca ajudar e substituir por outro, junto à farmacêutica responsável e ao corpo médico da rede municipal de saúde, mas e o que não tem substituição?”, advertiu a coordenadora da Central de Medicamentos do Município, Marta Chichetti. 

Uma lista divulgada pelo Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde – COSEMS, aponta 43 medicamentos que estariam em falta em todo o estado. Entre eles, antibióticos, antidepressivos, analgésicos e anti-inflamatórios, entre outros, como por exemplo: Amoxicilina/Clavulanato, Pantoprazol, Esomeprazol, Ambroxol xarope, Clopidogrel 75mg, Diosmina/Hesperidina, Hixizine xarope, Fluticasona 27,5mcg spray nasal, Quetiapina 25mg, Escitalopram 15mg, Saccharomyses e Glicazida 60mg são alguns deles. 

Já na REDE PRIVADA, antibióticos para criança a base de amoxacilina, Xaropes para tosse, também para crianças, dipirona xarope, Prednisolona infantil, dentre outros, também apresentam as mesmas dificuldades de comercialização.

De acordo com o superintendente do DHS, Adalberto Bento, o desabastecimento reflete a alta na procura pelos fármacos registrada nos últimos meses, gerando escassez e, junto a tudo isso, a falta no envio de insumos ao fabricante. "O Brasil inteiro está passando por um problema estrutural de capacidade de produção e depende das importações dos medicamentos ou da matéria-prima, que é o insumo ou princípio ativo, ingrediente responsável na produção do remédio que vai para a prateleira, mas devido aos lockdowns pelo mundo por causa da Covid-19, e agora com a guerra na Ucrânia, estes fornecimentos foram afetados”, explicou. 

O aumento de casos de gripe, as infecções pelo coronavírus que voltaram a crescer no Brasil, além da alta procura por medicamentos das mais diversas especialidades também são apontados como motivos para o desabastecimento.

“Houve uma maior demanda por determinados fármacos já no início deste ano. Problemas pontuais que nos deixam nas mãos dos fabricantes e fornecedores que já foram notificados, sinalizando estarem atentos ajustando sua produção e logística para atender nossas demandas”, completou Adalberto.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 7:30 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

Facebook

CONTATO

Rua Deputado Romeiro Pereira, 86
Centro
Pompeia - SP
CEP: 17580-000
Telefone: (14) 3405-2828
E-mail: ouvidoria@dhspompeia.sp.gov.br

Ver Localização

Departamento de Higiene e saúde de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.