Pompeia, quarta-feira, 24 de abril de 2024 Telefone (14) 3405-2828

Saúde - Sexta-feira, 01 de Julho de 2022

Farmácia Municipal ainda sofre com falha nas entregas e falta de insumos para produção de medicamentos

Em farmácias, tanto municipais quanto particulares, a lista de medicamentos em falta chega a 40 itens

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através da Central de Medicamentos Municipal, segue registrando a falta de medicamentos após a alta no número de casos de síndromes gripais, dentre outras doenças respiratórias ou decorrências pós contração da Covid-19.

Nas farmácias, tanto as quanto as particulares, a lista de medicamentos em falta chega a 40 itens, de antibióticos e analgésicos, em virtude da alta demanda, motivada pelas baixas temperaturas e pelo aumento dos casos gripais. Remédios para síndromes respiratórias, principalmente para crianças, desapareceram de muitas prateleiras e de estoques hospitalares nas últimas semanas.

De acordo com o superintendente do DHS, Adalberto Bento, a Farmácia Municipal continua tendo problemas com o recebimento de medicamentos. Para o gestor, outro cenário também agravado seria o aumento dos preços. “São diversas substâncias que não estão disponíveis para a entrega, entre elas, medicamentos considerados simples e de grande importância para o funcionamento básico da saúde pública. Os fabricantes e distribuidores se defendem dizendo que faltam insumos para a produção”, explicou.

Informações da Abrafarma (Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias), indicam que quase 95% dos medicamentos vendidos no Brasil dependem de matéria-prima que vem, principalmente, da China. Outro agravante seria a guerra na Ucrânia e os protestos de equipes de portos e aeroportos, registrados com mais intensidade desde março deste ano, fazendo com que a área da Saúde enfrente severas dificuldades.