Pompeia, terça-feira, 16 de abril de 2024 Telefone (14) 3405-2828

Chuva

CIRURGIAS - Sexta-feira, 29 de Julho de 2022

DHS encaminha 172 pacientes para cirurgias oftalmológicas

Cerca de 88 pacientes devem ser operados da catarata, enquanto 84 realizarão a cirurgia de Pterígio; pacientes devem ser chamados de maneira gradativa ao longo das próximas semanas

DHS encaminha 172 pacientes para cirurgias oftalmológicas

Visando atender novas demandas, o Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia, através de convênio firmado com clínicas e hospitais de referência e profissionais médicos no segmento, encaminhou nos últimos dias mais de 170 pedidos de cirurgias de pacientes que aguardam pelos procedimentos de pterígio e catarata.

A catarata ocular é uma doença em que o cristalino, a lente natural dos olhos, perde sua transparência e começa a ficar opaca. Ela pode causar perda parcial ou total da visão (cegueira), além de deixar a visão turva ou embaçada, diminuir a visão noturna e causar fotofobia (hipersensibilidade à luz). Essa condição se desenvolve lentamente, muitas vezes passando despercebida antes de causar algum sintoma mais grave.

Já o Pterígio, também conhecido por “carne nos olhos” ou “carne crescida”, nada mais é do que uma membrana que avança sobre a córnea, ou seja, invade a superfície ocular, em direção ao centro, podendo atingir a pupila.

O superintendente do DHS, Adalberto Bento, comemorou o chamamento dos pacientes e destacou que parcerias como esta, conquistadas graças ao empenho da atual gestão, são importantes para atender a demanda da população, evitando filas de espera causadas em situações de dependência única do SUS. “Estamos encaminhando todos os nossos pacientes que aguardam pelas cirurgias, certos de que este pós-operatório trará melhorias significativas e mais qualidade de vida, afinal, recuperar a visão é muito importante para qualquer pessoa’, disse.

A Prefeitura de Pompeia vem investindo em ações na saúde pagas com recursos próprios, saindo na frente mesmo após a divulgação de novos repasses para cirurgias em atraso, encaminhados pelo Governo do Estado de São Paulo. “Vamos fazer o possível para continuar a oferecer mais qualidade de vida aos nossos munícipes. A saúde é e sempre será prioridade em nossa administração”, afirmou a Prefeita Tina Escorce.