Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Pompeia, segunda-feira, 30 de janeiro de 2023 Telefone (14) 3405-2828

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 7:30 às 17:00 Horas

Domi
29/01
Chuva
Máx 30 °C
Min 20 °C
Índice UV
13.0
Segu
30/01
Chuva
Máx 29 °C
Min 20 °C
Índice UV
13.0
Terç
31/01
Chuva
Máx 26 °C
Min 21 °C
Índice UV
13.0
Quar
01/02
Chuva
Máx 26 °C
Min 20 °C
Índice UV
13.0

DST / AIDS - Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Doenças sexualmente transmissíveis: conheça mais sobre elas e previna-se

Apesar da AIDS não ter cura, existe tratamento para controlar os sintomas e aumentar a qualidade de vida do paciente


Doenças sexualmente transmissíveis: conheça mais sobre elas e previna-se

As DSTs, como o próprio nome indica, são doenças sexualmente transmissíveis, quando o sexo é feito sem proteção, ou seja, sem camisinha. Algumas delas, felizmente, tem cura com o correto diagnóstico e tratamento, como no exemplo da gonorreia e sífilis. Contudo, existem doenças que não tem como extirpá-las ainda, como no caso da AIDS, em que o sistema imunológico do paciente sofre um grande enfraquecimento, expondo-o a muitas doenças. É importante lembrar que apenas o uso de camisinha na relação sexual já é suficiente para barrar a transmissão dessas doenças!

Apesar da AIDS não ter cura, existe tratamento para controlar os sintomas e aumentar a qualidade de vida do paciente. As outras DSTs possuem cura e podem ser facilmente tratadas se o portador da doença procurar atendimento assim que perceber os principais sintomas. Procurar ajuda não é sinal de vergonha e os profissionais da saúde não irão julgar o paciente, pelo ao contrário, irão orientar e prescrever o tratamento mais eficiente para o caso, por exemplo. Conheça mais sobre as DSTs mais comuns e como tratá-las. Confira e agende sua consulta com o ginecologista.

AIDS (HIV)

a AIDS é uma doença causada pela infecção do vírus HIV, chamado também de vírus da imunodeficiência adquirida. A AIDS caracteriza-se por ser uma infecção que compromete gravemente o sistema imunológico, fazendo com que ele não proteja o corpo dos agentes externos como bactérias, células cancerígenas, parasitas e até mesmo outros vírus.

Infelizmente, o HIV é um desafio para a medicina e sua cura ainda não foi encontrada, mas o tratamento atual envolve fortalecer o sistema imunológico do paciente com diversos medicamentos. A AIDS pode ser transmitida pelo ato sexual sem camisinha, assim como pelo compartilhamento de seringas infectadas.

Sífilis

A sífilis é uma DST causada pela bactéria Treponema pallidum e tem como característica inicial o aparecimento de uma pequena ferida nos órgãos sexuais. Essa ferida não dói, não coça e nem arde. Em alguns dias essa ferida some, dando a entender que o paciente está curado, sendo que não está. Se não for tratada ela continua a crescer e apresentar manchas no corpo do paciente, assim como em sua fase mais grave ela pode atacar o sistema nervoso central causando sintomas irreparáveis como cegueira, paralisias e até mesmo depressão.

Atualmente a sífilis tem cura que é feita pela ingestão de antibióticos como penicilina G ou eritromicina.

Gonorreia

Considerada a DST mais comum, a gonorréia é causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Ela apresenta sintomas diferentes em homens e mulheres, mas os mais comuns são coceira na região genital, acompanhada de pus, sangramento, dores de gargante e a presença de inflamação no local e ardência ao urinar. A gonorréia possui cura, mas precisa ser tratada rapidamente com o uso de antibióticos adequados. Inclusive, com a medicação adequada essa doença é extirpada em 3 dias.

HPV

HPV é um vírus, chamado de Papiloma Vírus Humano. Ele causa verrugas e lesões na pele do paciente, assim como é mais perigoso nas mulheres, já que pode gerar lesões internas no útero, que podem se transformar em câncer posteriormente. Esse vírus possui cura, mas precisa ser investigado corretamente para não causar câncer posteriormente.

Outras doenças sexualmente transmissíveis

Existem ainda outras DSTs, como por exemplo:

  • Herpes genital;
  • Tricomoníase;
  • Clamídia;
  • Hepatites virais;
  • Donovanose.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De Segunda a Sexta das 7:30 às 17:00 Horas

SIGA NAS REDES SOCIAIS

Facebook

CONTATO

Rua Deputado Romeiro Pereira, 86
Centro
Pompeia - SP
CEP: 17580-000
Telefone: (14) 3405-2828
E-mail: ouvidoria@dhspompeia.sp.gov.br

Ver Localização

Departamento de Higiene e saúde de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.