Bairro de Pompeia recebe teste de nova aplicação de Biolarvicida para combate à dengue

DENGUE, ZIKA E CHICUNGUNYA - Segunda-feira, 25 de Março de 2024


Bairro de Pompeia recebe teste de nova aplicação de Biolarvicida para combate à dengue

A Prefeitura Municipal de Pompeia, por meio do Departamento de Higiene e Saúde e de empresários parceiros, apresenta nos próximos dias uma nova alternativa para a prevenção e o controle do mosquito Aedes aegypti, em combate à dengue. A cidade de Pompéia está na vanguarda no uso dessa tecnologia, sendo uma das primeiras cidades do país a realizar aplicação espacial de larvicida biológico em área urbana.

O produto fornecido pela empresa japonesa Sumitomo Chemical, com a utilização de uma das máquinas produzidas pela Indústria Jacto de Pompeia, consiste na dispersão do ingrediente ativo de Vectobac® WG por meio de um pulverizador especial, que aplica em direção aos imóveis, para alcançar vários ambientes e situações que acumulam água e também criadouros de difícil acesso para a equipe de agentes de saúde. 

O teste está programado para acontecer nesta quarta-feira, dia 27 de março, no Jardim Primavera, antes do amanhecer do dia. O bairro foi escolhido porque, no momento, é a região com maior incidência de dengue no Município.

Vale ressaltar que o produto não é tóxico para as pessoas e nem para os animais e plantas, pois é de origem biológica e age somente sobre a larva do mosquito. “O ingrediente ativo de Vectobac® WG é composto de cristais proteicos e esporos, que aplicados na água são filtrados e ingeridos pelas larvas. Os cristais interagem com a parede intestinal das larvas, rompendo-as rapidamente, cessando sua atividade, esperando a morte dos insetos em 24 horas, após a aplicação do produto”, explicaram os responsáveis.

Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias realizam este tipo de trabalho em suas visitas de rotina, utilizando por anos larvicidas biológicos para o controle do mosquito Aedes aegypti. Com este novo modelo de operação, o intuito é facilitar a aplicação deste tipo de produto para atingir todos os imóveis percorridos pela equipe, englobando os trabalhados e não trabalhados. Isto inclui imóveis recusados, sem ninguém no momento, desocupados para locações e vendas ou fechados por qualquer outro motivo.

“A efetividade do serviço é outra. Este avanço na aplicação de larvicida em grande escala, facilita o serviço, pois alcança criadouros de difícil acesso, e atinge todos os imóveis do quarteirão, nos dando uma cobertura completa da área e diminuindo a proliferação do mosquito”, complementou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Adriana Fernandes Parra.

Boletim Epidemiológico

De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica do DHS, Pompeia tem registrado em 2024, até sexta-feira (22), 106 casos confirmados de dengue, sendo 15 recém registrados nos últimos 7 dias.

Departamento de Higiene e saúde


Pompeia