Saúde alerta sobre riscos de dengue e outros vírus no Carnaval

Preocupação se dá pelo momento de calor e fortes chuvas, aliado ao ciclo de reprodução do vetor

O Ministério da Saúde divulgou um alerta com recomendações contra possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue, zika vírus e febre chikungunya, para pessoas que forem viajar durante o período de carnaval. A preocupação é de que o ciclo de reprodução do vetor do ovo até a forma adulta, leve apenas em média uma semana.

O principal pedido é para que os viajantes façam uma vistoria para eliminar os recipientes que possam acumular água parada e servir como criadouro do mosquito antes de saírem de suas casas.

O ciclo de reprodução do mosquito pode levar de 5 a 10 dias. Por isso, mesmo em uma viagem curta, é preciso estar atento. Qualquer recipiente esquecido no quintal pode facilmente se tornar um foco do mosquito e afetar toda a vizinhança. Por isso, basta se atentar e verificar se a caixa d’água está vedada, a calha totalmente limpa, pneus sem água e em lugares cobertos, garrafas e baldes vazios e com a boca virada para baixo, entre outras pequenas ações que podem evitar o nascimento do mosquito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *