Saúde em dia: DHS investe em oftalmologia para atender demanda após atrasos com a pandemia

Com a procura constante pelo serviço, profissional deve proporcionar mais atendimentos aos munícipes, atendendo as demandas da cidade

A Prefeitura Municipal de Pompeia, por meio do Departamento de Higiene e Saúde, tem investido constantemente na especialidade de oftalmologia, seja na realização de exames, cirurgias e no aumento do número de atendimentos do Centro de Especialidades Médicas do município, usando de estratégias que ajudem na diminuição de filas e na prevenção de agravos.

Segundo dados da autarquia, a média é de 130 acolhimentos mensais, o que deve aumentar nos próximos meses.

“Nosso intuito é que a espera por uma consulta oftalmológica não leve mais do que 30 dias, como era antes da pandemia. É um tempo de espera bem abaixo da média, se compararmos com os serviços assistidos pelo SUS em cidades de mesmo porte, com a mesma estrutura ou de municípios maiores. Isso é reflexo do compromisso da gestão em buscar alternativas para otimizar os investimentos públicos na saúde em prol da população”, comemorou o superintendente do DHS, Adalberto Bento.

O Centro de Especialidades Médicas realizou mais de 1.300 consultas de janeiro a outubro deste ano, e só não dobrou a média de anos anteriores por conta das suspensões nos atendimentos no período de enfrentamento à pandemia. Foram 1.157 encaminhamentos da atenção primária para oftalmologista só em 2021.

Após a interrupção, o DHS apresentou as dificuldades e demandas da oftalmologia de média e alta complexidade para a Prefeita Tina, que rapidamente autorizou o remanejamento na agenda do profissional oftalmologista, responsável por atender toda a demanda do mês de outubro, seguida dos meses de novembro e dezembro.

“Em saúde pública, é fundamental que se trabalhe com agilidade, priorizando sempre uma saúde gratuita e de qualidade para a nossa população. O aumento no número de atendimentos em mais dias da semana vai permitir a ampliação e finalização da demanda, além de todo o acolhimento pós-consulta que inclui exames e as tão importantes cirurgias de catarata, quando necessárias, para todos aqueles que aguardam ansiosos pelo procedimento”, afirmou a chefe do executivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *