Sistema de vacinação contra COVID-19 em Pompeia é elogiado pelos cidadãos

Cidadãos são informados sobre a data de vacinação por telefone e recebem a imunização nas suas Unidades de Saúde de referência, sem aglomerações. Acamados e idosos acima dos 85 anos de idade, em sua maioria, foram vacinados em suas residências

Prefeitura e DHS receberam muitos elogios pelos canais de ouvidoria e pelas redes sociais sobre a organização da vacinação contra a COVID-19 em Pompeia. O esquema de vacinação na cidade é por agendamento e mobiliza sete USFs, duas UBSs e dezenas de profissionais, que hoje vacinam idosos com 66 anos ou mais, professores e profissionais da saúde pública ou privada.

A decisão de utilizar todas as Unidades de Saúde e agendar a vacinação de cada idoso, que recebe a ligação avisando sobre a disponibilidade da vacina e data da imunização, partiu da prefeita Tina Januário, com o intuito de evitar aglomerações. Vale ressaltar que acamados e idosos acima dos 85 anos de idade, em sua maioria, foram vacinados em suas residências, para evitar a exposição ao risco de contágio.

“Quero sempre frisar o empenho da Prefeita Tina Januário e de toda a equipe de servidores da saúde, que vêm sempre se empenhando em prestar essa assistência de qualidade, esse atendimento humanizado para a população de Pompeia. A equipe está preparada para atender a todos com o maior carinho e dedicação. É muito bom ver cada vez mais pessoas protegidas e aliviadas por tomarem a vacina e esperamos que logo todos tenham essa oportunidade”, destacou o superintendente do DHS, Adalberto de Oliveira Bento.

A aposentada e dona de casa Maria Santina Rodrigues Campoy, 66 anos, foi uma das que elogiou o sistema de vacinação. “Tudo muito organizado. Tomei minha primeira dose hoje e gostaria de parabenizar toda a equipe da Unidade. Todos muito educados e felizes durante todo o momento que estive ali”, disseram.

Da mesma forma, o aposentado José Carlos Lourenço, 66 anos, comentou que foi para a Unidade assim que recebeu o convite por telefone da enfermeira chefe da Unidade. “Parabéns pela organização da vacinação. Tomei minha primeira dose hoje. Bem organizado, sem tumulto e os profissionais bem educados”, disse.

A prefeita Tina Januário também elogiou a organização da vacinação no Município. “Nossos idosos estão sendo bem atendidos, os profissionais da saúde estão fazendo um ótimo trabalho de orientação, verificando a documentação, preenchendo a carteira de vacinação e aplicando a vacina. Todos nós continuamos ansiosos pelo avanço da vacinação. O momento é de esperança”, concluiu.

2º dose

As vacinas contra a Covid-19 que estão sendo aplicadas no município de Pompeia requerem duas doses para garantir sua eficácia. Para quem tomou a Coronavac, a segunda dose deve ser aplicada entre 2 e 4 semanas. Para a AstraZeneca, o intervalo entre a primeira e a segunda dose é de três meses.
Vale ressaltar que as vacinas são remetidas pela DRS-Marília, na maioria das vezes aos finais de semana, e contempla, no caso das segundas doses, as que estão vencendo o prazo previsto durante a própria semana. Imunização com a 2º dose agendadas em 21 dias ou em inícios de semana, devem aguardar a chegada da vacina com prazo mínimo de 7 dias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *