Unidades de Saúde intensificam ações de combate ao HIV

O Departamento de Higiene e Saúde, através das Unidades de Saúde da Família, segue com ações de intensificação de testes rápidos, em alusão à Campanha Dezembro Vermelho, mês em que se aviva a conscientização e importância da prevenção.

A ação visa lembrar sobre a luta contra a AIDS e passar compreensão, solidariedade e apoio aos portadores do vírus HIV.

“Para alertar à população sobre os riscos de infecção e as medidas de prevenção, todas as USFs de Pompeia e da vila de Paulópolis, seguem durante toda a rotina da unidade, trabalhando o tema junto à comunidade”, convidou a enfermeira epidemiológica do departamento, Luciana Martessi.

Durante todo o mês, as equipes vêm realizando palestras sobre HIV/Aids, dinâmicas e rodas de conversa. Vale ressaltar que a realização de Teste Rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, consultas médicas e de enfermagem e encaminhamento para exames fazem parte da rotina da Unidade, por isso, são ofertados a qualquer momento.

“É importante saber que, caso o teste de HIV seja positivo, com o tratamento adequado, pode ficar indetectável no organismo e a pessoa não desenvolver a AIDS. O tratamento é oferecido pelo SUS, é gratuito, sigiloso, seguro, e eficaz”, concluiu Luciana.

 

Foto: Ricardo Almeida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *