USF “Elysio”: Grupos de orientação e pacientes em sala de espera recebem palestra sobre a AIDS e DSTs

Discussão abordou a importância do uso do preservativo e da realização dos testes rápidos disponibilizados pela rede

Pacientes que aguardavam por atendimento e outros pertencentes a grupos de orientação da unidade de saúde da família “Elysio Prado Moreira”, participaram de uma ação de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), destacando principalmente o HIV e a Sífilis.

Na ocasião, ouve uma palestra que discutiu temas como o planejamento familiar, doenças que envolvem o ato sexual sem a devida prevenção e testes rápidos, além de orientação quanto ao uso de preservativos e distribuição dos mesmos.

A palestra contou com a participação da psicóloga Cláudia Gomes, e da enfermeira Luciana Martessi, responsável pela unidade, que ressaltou sobre a importância do uso correto das camisinhas, masculina e feminina, distribuídas gratuitamente nas unidades de saúde, além da realização dos exames preventivos. “É irresponsável pensar que algumas doenças só acontecem com os outros. Praticar o ato sexual sem o uso do preservativo, pode acarretar inúmeras doenças como a Aids, que exige tratamento por toda a vida, e outras como a sífilis, de fácil tratamento quando detectada a precocemente. Temos que conscientizar a todos, pois o número de casos voltou a se tornar maior nos últimos tempos”, disse.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *